Noronha da Costa

Título: A Reconquista da Índia segundo Salazar
Técnica: Tinta celulósica sobre tela
Dimensão da mancha: 40x60 cm
Dimensão com moldura: 64x84x4 cm

Valor: 4.400 €

Condition report:
Conservação da obra: Excelente
Conservação da moldura: Excelente

Informação complementar:

Díptico 2x 40x30cm . moldura dourada.

Uma obra de pendor político e alusiva à rendição das nossas forças na Índia e a quem Salazar nunca perdoou. Noronha da Costa, anti-fascista convicto, ouvindo esta história pela boca de um dos nossos militares envolvidos, retratou a cena da sabotagem, levada a cabo pelos militares portugueses, ao nosso navio, de forma a evitar que pudesse vir a ser usado futuramente pelo "inimigo".

 

Na Índia, começou a guerra colonial em 1961. Em absoluta superioridade, as forças da União Indiana invadiram Goa, Damão e Diu. Salazar tinha dado ordens para resistir até à morte. Mas o general Vassalo e Silva, o último governador-geral de Goa, assinou a rendição, evitando uma carnificina. Salazar nunca lhes perdoou. Deixou-os meses a fio em campos de concentração na Índia. E recebeu-os como “criminosos“. Os militares nunca esqueceram esta “indignidade“. Foi a primeira semente do 25 de Abril. (…)

Luis Pedro Cabral – Jornalista



COMPRAR À DISTÂNCIA
Se deseja adquirir esta obra de arte, ou pretende informação complementar, agradecemos o preenchimento e envio deste formulário.
 
 
 
 
*Todos os campos são de preenchimento obrigatório.