MARIA JOÃO FRANCO


Brevemente disponível...

MARIA JOÃO FRANCO


Maria João Franco nasceu em 1945 e reside em Leiria. Tem o curso de pintura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Frequentou o curso de Arquitetura da Escola de Belas Artes do Porto. Fortemente marcada pelo “Expressionismo Abstracto”, Maria João Franco começa a expor com 23 anos, seguindo na senda de Nelson Dias a tendência expressionista, quer na abstracção, quer na sua posterior passagem para a figuração. Ao longo da carreira tem desenvolvido inúmeros projectos pictóricos, sendo prestigiada com diversas distinções. Em 2007 foi condecorada com a medalha “Mérito-Cultura” e com a Comenda da Associação dos Artistas Plásticos Brasileiros.

... “De uma aparência por vezes sombria, esta arrebatadora pintura de Maria João Franco, aliás como nos próprios desenhos, agrega em cada apresentação conjuntos de iluminações — um intenso desejo de clarificar as metamorfoses interiores do ver e do ser, memória trágica e romântica que emerge dos nervos sob a pele e se propaga num espaço feito de coisas quase sempre inomináveis, indiciando diversas aparições do mundo, gente e bichos, corpos aparentemente amputados ou de cabeças ao alto, talvez gritando, como que mostrando o vale torturado antes da vida emergir dessa cova cósmica. Tudo parece lítico, modelado por uma civilização pós apocalipse, mas o saber daquelas forças registada... (do catálogo da exposição "CORPOS DE MIM, AINDA..." - Pintura e Desenho 2015)

"A MINHA PINTURA NÃO EXISTE A PARTIR DE UMA ATITUDE PERCEPTUAL OU REPRODUTORA. A SUA " FISIOLOGIA" ADVEM DE UMA ACÇÃO SISTEMÁTICA E DINÂMICA DE PESQUISA, RECONSTRUÇÃO E REFORMULAÇÃO DO SEU PRÓPRIO OBJECTO _REFERENTE E REFERIDO, CONOTADO OU DENOTADO, PLASMA-SE, CRIANDO "AUSÊNCIAS", EM QUE POR DESEJO MEU O MISTÉRIO GANHA TALVEZ SENTIDO/S"

 MARIA JOÃO FRANCO (23 DE JUNH0 DE 2013)


voltar